ateliê

Mais do que designar estúdio de trabalho, ateliê também representa o local onde reside o artista. No seu habitat, ele experimenta, produz e sonha. Então, bem-vindo à minha casa virtual. Nessa seção, você pode conferir os projetos que mantenho online. Neles, manifesto meus interesses, compartilho minhas paixões.

Além de exercer as funções de editor & publisher de sites e serviços digitais, também atuo como jornalista freelancer e consultor de comunicação e estratégia digital (mais informações nessa seção). Lá, vendo meu peixe, mas você pode fazer o mesmo: É anunciante e ficou interessado? Saiba como pode investir nesses espaços.

[+] Encontre todas as redes sociais que utilizo em meadiciona.com/charlescade.

charlescade.com (CD): Multimeios, multimídia & multicultural

Esse endereço é a porta de entrada para os meus projetos online. O objetivo é organizar e produzir conteúdo audiovisual através de novos canais. Em diversas plataformas digitais (sites, redes sociais e aparelhos móveis), o leitor tem acesso a informação e embalagem criativa e interativa.

Estou atento às novas formas de distribuição e consumo de mídia. Minha produção multiplataforma trilha caminhos específicos para o meio escolhido, focando na produção, edição e curadoria da informação adequada.

A ideia é louvar a amplitude do pensamento criativo. Valoriza-se a imaginação: da soma dos fragmentos do tumulto inventivo surge o que é único e grandioso. Margem x centro? Elitismo x popular? Técnica dissociada da emoção? Persigo o meio-termo justo, tônica de Mozart que se refere ao que agrada aos entendidos, ao mesmo tempo que também acolhe o público geral.

Todavia, não espere encontrar os mesmos códigos das empresas tradicionais. As boas regras não são refutadas, apenas adota-se uma leitura pessoal e apaixonada dos temas que despertam o interesse do comunicador: ele não deve buscar a imparcialidade, mas sim independência para realizar seu trabalho.

Conheça abaixo os projetos. Você também pode conferir a linha editorial da minha atuação online.

Conteúdo: j-blog, light blogging, e-book, podcast + twitter

charles cadé (CD), o blog – Divulgar experiências criativas, sem respeitar fronteiras temáticas ou territoriais, é o grande objetivo desse blog. A inovação não combina com limites: o intercâmbio de insights  e culturas promove o surgimento de novas ideias. “Maior que o infinito é a encomenda” (Manoel de Barros).

Apesar de buscar a multidisciplinaridade, isso não representa falta de foco. Mira-se além do óbvio: o filtro destaca novos conhecimentos, valores e experiências que abraçam o novo, ou que reinventam saberes.

Evita-se a redundância ao perseguir tendências e inovações que traduzam formas de (re)pensar o mundo e comportamentos que provocam transformações. Para isso, realizo um trabalho de curadoria que seleciona o que é mais relevante (dicas, opiniões, links…) sobre economia criativa (cinema, comunicação, design, games, tecnologia & mercado editorial), inovação (radical, aberta ou reversa) cultura (digitallivre ou alternativa), sustentabilidade e bem viver. Sempre que possível, lançando luz sobre as conexões desses diversos campos.

Nesse espaço, a vibrante cultura alternativa igualmente se faz presente: arte urbana e outras manifestações surgidas nas ruas, cinema independente, música underground, esportes radicais, as (re)criações dos fãs (fan made) e a cultura do remix são outros temas celebrados.

Não se busca apenas o furo de reportagem: a cobertura pós-noticiosa tem relevância. Nada de hard news. Aqui a abordagem é “soft“. Seguindo esse caminho, há alguns conceitos e manifestações que silenciam por aqui. O apego a convenções ultrapassadas não tem vez. Comportamentos infames tampouco: o cinismo não é bem-vindo, bem como outras práticas com as quais geralmente mantém proximidade: ironia, sarcasmo e deboche.

[RSSNewsletter via email / Facebook]

Outros destinos

Além do blog, o conteúdo se ramifica em diversas publicações segmentadas. “Eis que a luz se acendeu na casa / e não cabe mais na sala” (Paulo Leminski).

Nesses endereços eletrônicos, é adotado o formato light blogging: sites que apresentam conteúdo multimídia de forma rápida e sucinta. Uma das plataformas mais badaladas nesse segmento é o Tumblr.

Além disso, cada blog também possui uma fan page no Facebook, na qual vai encontrar as atualizações do site e material exclusivo sobre os temas afins.

Há ainda os perfis no Twitter, cujo objetivo é fazer curadoria de conteúdo: selecionar informações relevantes publicadas em outros canais. “A concisão é a essência da inteligência” (Shakespeare).

Hit me! – Sintonize o hit de amanhã num dos melhores tumblrs musicais: música indie, dance e rock. Encontrará por lá clipes, músicas e mixtapes.

[RSSNewsletter via email / Facebook]

Twitter

@charlescade – Últimas notícias sobre tecnologia disruptiva, economia criativa, arte digital, sustentabilidade & mobilidade. Funciona como um hub global com dicas sobre esses assuntos. Também entram links para meus sites.

Podcast

A pegada é a mesma do meu tumblr musical: no podcast Hit me! você vai escutar de rock a música dançante. Em muitos casos, os dois estilos juntos. Em destaque, novos sons, mas sem esquecer canções antigas que também podem ser revisitadas. Ou descobertas, já que não tiveram grande sorte na época que foram lançadas. Cada programa tem por volta de 30-40 minutos.

A mixtape é dividida em dois lados: um com as músicas lentas, para entrar no clima. Já o outro lado… É festa pura! A ideia é ir além do cardápio “world music”, de procurar regionalismos por aí, mas pinçar artistas pelo mundo que tocam o som que curto: rock, dance etc.

A periodicidade é quinzenal. Sempre na sexta solto uma edição, para servir de trilha para o seu fim de semana.

[Mixcloud / Mixtape via e-mail / RSS]

Livro eletrônico gratuito sobre comunicação digital

O livro Comunicação em Rede pode ser acessado gratuitamente online. A obra versa sobre a informação na era digital: jornalismo online, mídia social (web 2.0), jornalismo cidadão etc.

Não é necessário fazer download: você tem acesso ao conteúdo da obra através do mapa da página. Em cada capítulo, há subdivisões.

O formato wiki (similar ao da Wikipédia) facilita agregar recursos de hypertexto. Não é uma obra estática: é possível clicar, possui tags (etiquetas) e links para mais informações. Isso facilita a leitura fragmentada. Apesar de haver a sugestão de uma direção a ser seguida, os textos podem ser lidos separadamente, caso haja interesse apenas por tópicos específicos.

Ademais, o formato possibilita atualizar a obra, inserindo dados recentes, novos capítulos etc. É possível acompanhar esse trabalho através do RSS da obra.

Comunidade: coletivo de blogs,  mapas colaborativos + redes sociais

A cultura participativa é um dos pilares da ciberespaço. Criativos se aliam para desenvolver projetos novos e excitantes. Produtores de conteúdo desenvolvem formas inusitadas de transmitir e compartilhar conhecimento.

Nesses territórios digitais, os indivíduos estão engajados e refletem sobre suas áreas de interesse. Faça parte de uma comunidade e troque dicas de notícias, eventos, oportunidades de emprego etc.

Revele seu talento criativo! Crie um perfil numa rede social segmentada e/ou participe das várias comunidades mantidas nos sites de relacionamento mais populares. Conecte-se e compartilhe experiências: as plataformas digitais são ambientes vibrantes de produção e distribuição da cultura e de trocas de informações.

Mapas colaborativos

Enchentes no Norte-Nordeste

Para auxiliar os desabrigados das enchentes no Norte e Nordeste, criei um mapa (link curto: tinyurl.com/enchentes) que identificava os locais em todo o país onde era possível fazer doações [saiba mais]

Adote um animal

No mapa (link curto: tinyurl.com/adocaoanimais), você encontra locais em todo o país que promovem a adoção de animais [saiba mais]

Comunidades em redes sociais
Jornalismo/Multimeios (Facebook)
DJs Brasil (Orkut)

2 thoughts on “ateliê”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s