Organizando e divulgando eventos via web 2.0

O Mashable criou um guia de como planejar e promover eventos com a mídia social. Pego algumas ideias e acrescento o meu “mojo”.

Para o planejamento, sugere utilizar wikis (PBworks seria o mais indicado), a dupla Google Calendar/Google Docs e o sistema de gestão Basecamp.

O primeiro passo da divulgação é selecionar alguns nomes especiais para receber o contato inicial. São os formadores de opinião, que podem agregar valor ao seu evento (jornalistas, blogueiros, Twitteiros, donos de comunidades em redes sociais etc.). Não esquecer das pessoas próximas – familares e amigos – que podem auxiliar na divulgação de forma engajada. Você pode convidar pessoas através de serviços como Anyvite e Eventbrite.

As redes sociais geralmente possuem recursos interessantes de agenda que você pode enviar para seus contatos (Facebook alert, por exemplo).

O Twitter é uma das ferramentas essenciais para “espalhar” seu evento. Não esqueça de criar uma hashtag sobre o assunto.

Você pode facilitar a divulgação disponibilizando wi-fi gratuito no evento. Ademais, pode fazer a transmissão ao vivo (Ustream). Não precisa ser de todo o evento, apenas das partes mais relevantes. Depois, pode colocar no YouTube os trechos mais interessantes. Publique as melhores fotos no Flckr.

Depois, monitore as opiniões e continue a conversa, ainda mais se visa promover outras edições. Para eventos menores, inicie a conversa, pergunte. Tente criar uma lista de contatos.

Minha vida como ativista cultural anda meio parada no momento, mas quando retomá-la tentarei aditivar a lista amiga (pessoas que disseram que estariam no evento, e por isso vão pagar menos). Acrescentaria que, se essas pessoas divulgassem o evento em redes sociais (Twitter, Fotolog – não esqueçam dele, festeiros adoram a ferramenta-, Orkut etc.) o preço do ingresso seria ainda mais em conta. Para isso, bastaria enviar a imagem do seu perfil do serviço web 2.0 com sua divulgação para os promotores do evento.  Mais que público, teria “sócios” engajados.

Outras sugestões: manter um blog, criar uma rede social específica (Ning) e perfis em diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Flickr, YouTube etc.)

Imagem via Maciej Dakowicz

About these ads

Uma resposta em “Organizando e divulgando eventos via web 2.0

  1. As informações contidas no post pode parecer básicas, mas atualmente são necessárias na divulgação de um evento on ou offline. Não basta somente fazer uns panfletos, na gráfica local, ou mandar alguns e-mails para os amigos. Não podemos mais ignorar a divulgação online. Quanto mais inseridos em redes sociais maior será o alcance.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s