Os desafios da "sociedade em rede"

Mídia social

Uma das características mais comentadas das novas gerações seria o fato de poder realizar várias atividades ao mesmo tempo. Como são nativos digitais, a multitarefa faria parte do seu cotidiano desde cedo.

Entretanto, tal teoria é desmistificada em novo estudo. De acordo com Clifford Nass, professor de Stanford que foi um dos autores do trabalho, o objetivo da pesquisa era analisar as características positivas da realização de tarefas múltiplas. Resposta: nada. Nass acrescenta:

“Eles se saíram pior em todas as três habilidades necessárias para a realização de várias tarefas ao mesmo tempo [filtragem de informação externa, recuperação de informações importantes da memória e fácil transição de uma tarefa para outra]. […] Quanto maior a probabilidade de alguém realizar tarefas múltiplas, pior é o desempenho dessa pessoa e isso nos chocou. Aqueles que realizam tarefas múltiplas ao extremo se focam excessivamente no irrelevante, têm uma memória muito ruim e são péssimos ao passar de uma tarefa para outra. […] É dessa forma que seus cérebros são agora construídos”.

Desafios desse novo ambiente

Não é a única ressalva a ganhar destaque sobre as novas tecnologias. Para a psicóloga racy Alloway, da Universidade de Stirling, na Escócia, que estuda a memória ativa, Facebook e videogame fazem as pessoas mais inteligentes. Por outro lado, o Twitter “emburrece”. Mas, nesse caso, não há dados que corroborem a afirmação.

De toda forma, nesse blog você vem acompanhando algumas avaliações que tentam ampliar o debate sobre novas mídias e tecnologia. Há inúmeras qualidades (que são amplamente divulgadas por aqui), mas também existem desafios, como os perigos da mídia social, falsa meritocracia da internet, falha dos sistemas de buscas, consumo de informação (sem atenção), criticismo exacerbado, urgência na divulgação de notícias, Cyberbullying, quem paga a conta na economia digital, novos parâmetros da privacidade, monopólio de serviços online, busca por popularidade e aceitação, consequências da exposição da vida pessoal em redes sociais, má gestão do tempo uso exacerbado de mídias sociais e produtos eletrônicos etc.

Imagem via MeFind

About these ads

Published by

charles cadé

Multimedia Professional & Communications Consultant. Great listener, avid reader, and movie lover.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s