A falha na comunicação dos produtos eletrônicos

Depois dos comerciais “Laptop Hunters” da Microsoft, a Apple lançou quatro novos vídeos da campanha “Get a Mac” (veja aqui). Ressalta os problemas “clássicos” dos PCS: travamentos, vírus etc. Não aprecio comerciais nesse estilo, mas eles acabam sendo mais eficientes porque versam de forma prática sobre computadores, explorando os defeitos do concorrente e salientando suas qualidades.

Para quem usa computador apenas para acessar poucas páginas na internet (Orkut, Google, webmail, Youtube etc.), utiliza programas de escrita e criação de planilhas e comunidadores online (como o MSN), PCs antigos já funcionam a contento. Por isso, informar que um computador possui memória RAM elevada, placa de vídeo moderna etc. pode não surtir efeito. Carros não são vendidos assim, dando ênfase a peças e componentes, mas sim de que forma isso melhora e facilita a experiência de dirigir um automóvel.

Essa deveria ser a premissa da comunicação de computadores. Se ela for eficiente em mostrar como avanços tecnológicos ajudam no uso do micro – assistir vídeos mais rapidamente; mais espaço para músicas, filmes e fotos; programas fáceis de usar, em detrimento de muitos que ele tentou utilizar e considerou difícil etc. – o consumidor pode visualizar o ganho com a aquisição desses produtos. Por isso, achei os novos comerciais da Microsoft falhos.

Não só eles. Câmeras eletrônicas falam demais de megapixels, e não na diversidade dos seus recursos. O mesmo ocorria com os smartphones, que possuiam muitos recursos, mas que eram ignorados porque eram difíceis para o usuário comum. Em muitos casos, aplicativos apareciam nas pastas mais diversas. Aí surge o Iphone com uma interface mais intuitiva e vira objeto de desejo.

Há outros exemplos. O videogame Nintendo Wii não tem a mesma potência gráfica dos seus concorrentes, Playstation 3 e Xbox 360. Mas vende mais porque tornou fácil a experiência de jogar. Ampliou o público que consome jogos eletrônicos, indo além dos iniciados. Não tentou oferecer mais do mesmo, reinventou seu produto.

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charles cadé

Multimedia Professional & Communications Consultant. Great listener, avid reader, and movie lover.

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