Quase 60% dos jornais utilizam características da mídia social em seus sites

_

Segundo estudo do Grupo Bivings, 58% dos jornais norte-americanos que estão online ofereceram algum tipo de conteúdo produzido pela mídia social nesse ano (de acordo com os critérios do que o instituto considera web 2.0). Isso é mais do que o dobro -24%- do percentual do ano passado. Outros dados relevantes da pesquisa:

-O número de jornais que abriram espaço para que as pessoas também possam comentar notícias mais que duplicou em relação ao ano passado, indo de 33% para 75%.

-O número de sites que necessitam de registo para visualizar a maioria dos conteúdos (gratuitos ou pagos) caiu em relação a 2007. Agora, só 11% dos sites necessitam de cadastro para ler textos completos, em comparação com 29% de 2007 e 23% de 2006.

- Jornais ainda usam pouco outros aspectos comuns das redes sociais. Por exemplo, apenas 10% dos jornais possuíam perfis de usuário e capacidade de adicionar “amigos”.

Esse último ponto não parece ser um equívoco, mas sim uma adaptação aos novos tempos. Depois da tentativa malograda do jornal USA Today de criar uma rede social própria, as publicações estão optando por oferecer seus serviços em produtos já estabelecidos, sejam aplicativos para sites de relacionamento ou gadgets populares. O próprio USA Today está lançando um aplicativo para o iPhone.

Foto via flickr de DigiPub.

About these ads

Uma resposta em “Quase 60% dos jornais utilizam características da mídia social em seus sites

  1. Pingback: Jornalismo cidadão: Huffington Post indica suas normas de publicação para contribuições do leitor « Charles Cadé Blog / Comunicação, tecnologia e criatividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s